segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ferramentas de apoio à elaboração de plantas e projetos!


Se o briefing de um evento permite a percepção dos elementos essenciais para o planejamento necessário, a planta é o principal referencial para a visualização do projeto em curso, e da realização, com a planificação dos recursos nos espaços contratados.

Cabe a elaboração da planta de um evento a um profissional capacitado, independente de formação. Entretanto, na minha experiência profissional (assim como de outros colegas), em muitos momentos, as limitações de prazo, custos e até fluxo de informações foram alguns dos fatores que exigiram ainda esta competência na minha formação.

Quando comecei a elaborar projetos de eventos (em 1997), toda a planificação era feita em ferramentas de desenho (Paint) ou mesmo de apresentação (Power Point). Esta improvisação atendia às necessidades, pela simplificação das atividades (palestras, apresentações ou conferências na formatação de auditório reto, na maioria das vezes).

 Figura 1: Front de Palco - com som e luz - elaborado no Power Point (1999). Fonte: Arquivo Cezar Galhart.

Com o passar dos anos, incorporei outros conhecimentos que agregaram suporte à elaboração das pesquisas, mais ainda na parte visual, improvisava com ferramentas de texto (Word) que se somaram aos recursos mais elementares utilizados.

A partir de 2002, comecei a utilizar ferramentas de design gráfico (Corel Draw, e similares “Open Source”), que trouxeram sofisticação aos projetos. Mas, ao mesmo tempo em que essas ferramentas tornavam os projetos mais fidedignos aos resultados esperados, exigiam mais tempo para a elaboração das plantas.


  Figura 2: Mapa de Palco- elaborado no MS Word (2004). Fonte: Arquivo Cezar Galhart.



Somente em 2005 decidi fazer um curso de AutoCad. Esta é uma importante ferramenta de desenho em CAD - Computer Aided Design (desenho auxiliado por computador), que também se baseia em desenho vetorial bidimensional (para plantas, mas que pode também ser utilizado para modelos tridimensional – 3D).

Importante destacar que a principal qualidade, ou característica, necessária à elaboração de uma planta do evento é a paciência.

A utilização de ferramentas como o AutoCad, além de conferir precisão total aos projetos gráficos – confere aos projetos de eventos a eficácia necessária à projeção, mesmo virtual, da realização do evento no espaço, com a riqueza de detalhes de composição cenográfica e até mobilidade e conforto para o público.

Para quem tem tempo, disposição, e paciência (sempre!), um curso é o recomendável!

Agora, se você tem pouco tempo, restrição financeira e pouca paciência, existem ótimas soluções para determinados eventos e necessidades.

Indico e recomendo o uso de ferramentas gratuitas como o Sweet Home 3D. Inicialmente desenvolvida para a Arquitetura de Interiores, é uma ótima ferramenta para projetos de eventos, seja para a formatação de salas, auditórios, recepções, ou para estandes de feiras, como abaixo apresentadas. Elaborei um modelo de estante para uma exposição de um dos setores do turismo, realizada neste ano!

 
 Figuras 3-4: Estande - elaborado no Sweet Home 3D (2009). Fonte: Arquivo Cezar Galhart.


O que torna mais interessante é que, com apenas as dimensões da sala/espaço, é possível a formatação e configuração com móveis e recursos dimensionados com a realidade dos objetos, seja pelas medidas, textura, cores, entre outros aspectos. E ainda, pode-se baixar recursos diversos em sites especializados.

Afinal, com paciência e disposição, as ferramentas são tecnologias básicas para a elaboração de projetos e plantas para eventos!



P.S.: Dedico este texto com uma mínima homenagem a meu Grande Amigo Tobias (foto), grande parceiro de projetos para eventos (a imagem diz tudo) e que somente trouxe alegrias para nossa família durante 5 anos, mas que pela irracionalidade humana, estúpida e cruel, foi  barbaramente envenenado  por alguém (no jardim de nossa casa), e não conseguimos salvá-lo. Muito Obrigado por tudo e descanse em Paz, meu Amigo!


0 comentários: